Motoristas e cobradores de ônibus deflagram greve nesta segunda em Teresina
A categoria reivindica reajuste salarial, além de melhorias no ticket-alimentação e auxílio-saúde.
Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina deflagraram, na manhã desta segunda-feira (12), uma greve por tempo indeterminado. A movimentação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (Sintetro).
Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial, além de melhorias no ticket-alimentação e auxílio-saúde. Conforme o Sintetro, até o momento, não houve avanço nas negociações com as empresas.

Com a redução significativa da frota, muitos passageiros relataram ao Viagora dificuldades para se deslocar. “Depois que cheguei aqui ainda não vi nenhum ônibus passando. Para eu chegar no Centro, tive que vir de carona. Nem sei que horas vou chegar no trabalho, já que não está passando ônibus e até os clandestinos quase não passam”, contou a usuária Maria da Conceição.

Diante da situação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) iniciou a fiscalização de veículos cadastrados para atuar temporariamente durante a paralisação. “Estamos entregando os itinerários aos transportes cadastrados. Aquele que não for cadastrado, a gente vai ter que mandar eles ir para a STRANS para fazer o cadastro, ou então ele sai de linha. Aí caso ele permaneça, eles vão ter que receber a punição, que é a multa.”, explicou a fiscal Maria da Cruz. Ela ainda destacou que a fiscalização deve seguir enquanto durar a greve.

Além do transporte escasso, estudantes, que pagam meia passagem, reclamam do impacto financeiro. “A maioria das pessoas pega dois ônibus por dia. Com a greve, estão dependendo de ligeirinhos ou transportes clandestinos, que cobram R$ 4 ou R$ 6 na passagem e acaba sendo um gasto maior do que seria normalmente”, afirmou Elaine Camile. Além disso, a estudante destacou que o transporte público é o verdadeiro problema da cidade. “A greve de fato atrapalha, mas a gente sabe que ela, de certa forma, é praticamente um pedido de socorro nessa cidade, porque o transporte público e a infraestrutura aqui é o verdadeiro problema de Teresina, então realmente precisa ser tomado medidas para resolver isso”, finalizou.
-
Mais de 87% da população quilombola do Piauí reside em áreas rurais, diz IBGE
Esse resultado demonstra que o Piauí possua a maior proporção entre todos os outros estados do país, seguido do Amazonas, com 84,92%, e do Maranhão, com 79,74%. -
Maio Amarelo: Piauí registra uma média de quatro acidentes de trânsito por dia
As interrupções no fornecimento somam mais de 500 casos em quatro meses e colocam em risco a segurança da população -
HUT moderniza iluminação externa com instalação de lâmpadas de LED
A substituição realizada pela ETURB melhora segurança e gera economia de energia no Hospital -
Ouvidoria-Geral do Piauí tem destaque nacional pela agilidade
De acordo com os dados divulgados, o tempo de resposta é de 5,93 dias, OGE-PI supera médias das esferas federal, estadual e municipal no 1º trimestre de 2025 -
Governador em exercício Severo Eulálio visita escola de Teresina nesta segunda
Conforme o governo estadual, o objetivo da visita é conferir de perto a qualidade do ensino ofertado na unidade e a reforma que proporcionou um espaço estruturado para a unidade educacional.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir