Viagora

Justiça afasta vereadora Tatiana Medeiros da Câmara de Teresina após operação da PF

A decisão do 1º juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí foi determinada após indícios de que a campanha da vereadora teria sido custeada com recursos ilícitos advindos de facção.

O 1º juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí determinou o afastamento da vereadora Tatiana Medeiros (PSB) da Câmara Municipal de Teresina. A parlamentar é alvo da 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03), e foi presa em sua casa na zona Leste de Teresina. 

A decisão foi adotada após investigações apontarem indícios de que a campanha da vereadora teria sido custeada com recursos ilícitos oriundos de uma facção criminosa e desvios de verbas públicas de uma instituição não governamental. 

Foto: Divulgação/ InstagramVereadora Tatiana Medeiros
Vereadora Tatiana Medeiros

Além disso, a Justiça Eleitoral também determinou a suspensão das atividades da ONG, impedindo o recebimento de novos recursos. 

Tatiana Medeiros será ouvida nesta sexta-feira (04), às 09h, em audiência de custódia presidida pelo juiz Luís Henrique Moreira Rego, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Operação da Polícia Federal

Na manhã desta quinta-feira (03), a vereadora Tatiana Medeiros foi presa pela Polícia Federal em sua residência, na zona Leste de Teresina, no âmbito da 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral.

A operação tem o objetivo de combater possível influência de facções criminosas nas eleições de 2024. As investigações iniciaram após a divulgação do resultado eleitoral e constataram indícios de vínculo entre Tatiana Medeiros e uma facção criminosa, que atua no estado de forma violenta.

Conforme a PF, os policiais cumprem oito mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública como vereadora e de cargos em comissão ocupados por investigados da Câmara Municipal de Teresina, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí.

Durante a ação, também foi realizada ainda a prisão de uma pessoa que possuía mandado de prisão preventiva em aberto. As diligências seguem em andamento.

Facebook
Veja também