Viagora

Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina

Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.

Nesta quinta-feira (03), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou a Casa do Artesão Design Mestre Albertino, situada na Central de Artesanato Mestre Dezinho. O espaço visa beneficiar 40 permissionários e a expectativa é aumentar esse número para mais de 100 até julho de 2025.

Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina

“Nós temos aqui 34 permissionários e nossa ideia é criar mais essa oportunidade de comercialização. A grande preocupação do governo é que essa atividade do artesanato, da moda, da economia criativa em geral, gere cada vez mais renda para a população, o salto que o artesanato do Piauí precisa dar é o de maior apoio à comercialização, seja a arte santeira, a cerâmica da Serra da Capivara, a opala, tudo isso precisa ser potencializado por meio da comercialização”, falou Fonteles.

A Casa do Artesão possui uma loja fixa para comercialização, um ambiente para eventos e exposições, além de uma sala destinada a reuniões e capacitação dos artesãos.

O secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, explicou que os artesãos terão mais visibilidade através desse espaço e reconhecimento nacional.

“Hoje é uma grande entrega aqui para os artesãos, principalmente porque vai dar visibilidade, valorizar o trabalho desses artesãos, levando a eles também, além dessa valorização, o reconhecimento nacional, pois por meio da plataforma ele poderá também vender as suas peças para outros estados e até mesmo levar a nossa cultura a todo o país”, destacou o gestor.

Outro benefício proporcionado com esta entrega, segundo o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, será a possibilidade de venda mais direta entre produtores e consumidores. 

“É muito bom quando o artesão tem chance de se desenvolver economicamente. Então, aqui ele pode de fato comercializar e é bom também para o cliente porque ele vai comprar direto de quem produz. Então, para a gente é muito importante dar chance para que os artesãos possam se desenvolver”, explicou o gestor.

Facebook
Veja também